
A famosa data de 31 de outubro, quando o Halloween é comemorado, acabou virando
mais uma data comercial onde o consumismo induz todos a comprarem doces dos mais variados tipos, fantasias, enfeites e por aí vai.
Um dos nossos desafios foi transformar o Halloween em uma data de conscientização global. Há tanto perigo lá fora, e ao mesmo tempo tão perto de nós, que nem percebemos quem são eles, os verdadeiros monstros que assombram nossa realidade. Outro desafio foi a integração da cultura brasileira com a americana. Por que uma tem que excluir a outra? Não exclua! Faça a união.

Trouxemos os personagens do folclore brasileiro para que eles pudessem nos ajudar a combater estes novos monstros do Halloween. Há bruxas, lobisomens, fantasmas e vampiros desmatando o nosso verde. Há monstros sendo injetados em nossa comida, há fantasmas transformando as células de nossos alimentos que vem naturalmente da terra. Há vampiros produtores de tanto plástico que nos é tóxico e acaba em nossos oceanos contaminando toda a cadeia alimentar. Os monstros são muitos. E todos eles estão destruindo os nossos recursos naturais. Sem estes recursos, não estaríamos aqui!

Os personagens do nosso Halloween mostraram que o desmatamento, o plástico, os transgênicos e os pesticidas são os monstros que realmente devemos temer. Você conhece cada um deles? Se disfarçam de lucro, se disfarçam de comida bonita no supermercado e na mesa e vendem mentiras que são compradas sem questionamento algum.
Na última sexta-feira, 30 de outubro de 2015, fizemos a nossa festa de Folkloween – Folklore + Halloween– com brincadeiras saudáveis tradicionais, apresentações dos alunos na sala da lareira acesa com direito a marshmellows e adivinha qual foi treat? Balinhas? Não!! Mudas de plantas nativas frutíferas de nossa Ilhabela para que os alunos possam cultivar um verde sem pesticidas, não transgênico e consequentemente ajudar o planeta com mais uma árvore plantada em seu quintal.
Medo de bruxas e vampiros? Nunca mais! Eu tenho medo é do que fazem com os recursos do nosso planeta!

Confira o album completo em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.848730488558723.1073741881.270207779744333&type=3